Crescer com Sabores - Caixinhas de pão com coisas boas lá dentro

20:33






Caixinhas de pão com coisas boas lá dentro
[Serve 4, como refeição leve]



A receita de hoje vai buscar o conceito de usar o pão de forma para fazer caixinhas ou queques salgados, dando-lhe um toque especial. A Teresa, com o seu blog Lume Brando, traz até nós receitas cheias de imaginação, aproveitando todos os recursos disponíveis, não fosse ela apaixonada pelo home baking e  atenta a tudo que se passa no mundo da cozinha, dos livros aos acessórios. Poderão também seguir este blog tão inspirador [com fotos maravilhosas!!!]  através do facebook.

Permanentemente inspirada pela sua família, oferece-nos através deste prato uma refeição leve, ideal para jantares de Domingo e que as crianças adoram!

Todos os créditos da receita, foto, sugestões de acompanhamento e apresentação pertencem a Lume Brando






Caixinhas
8 fatias de pão de forma (usei integral, com sementes)
8 tomates cherry
8 ovos de codorniz
4 fatias de fiambre ou 2 linguiças partidas aos pedacinhos
1 chávena de molho de tomate
1 chávena  de queijo ralado
Pimenta preta
Unte com manteiga oito cavidades de um tabuleiro para muffins e polvilhe com farinha. Pré-aqueça o forno nos 200º. Passe o rolo da massa pelas fatias de pão, uma a uma, para que fiquem mais finas. Apare a côdea com uma faca (ficam mais bonitas sem a côdea), e introduza uma fatia em cada cavidade untada do tabuleiro, moldando-a como se estivesse a forrar uma base de tarte. Agora recheie as caixinhas: uma camada de queijo, uma camada de molho de tomate,  pedacinhos de fiambre ou linguiça, um tomate cereja partido ao meio, outra camada de queijo. Não encha demasiado as caixinhas,  pois ainda vão levar o ovo de codorniz. Leve ao forno cerca de 12 minutos na posição do meio. Retire, coloque um ovo de codorniz em cada caixinha, polvilhe com pimenta preta acabada de moer e leve de novo ao forno, agora numa posição superior, cerca de 5 minutos ou até os ovos estarem no ponto. Não deixe cozinhar os ovos demasiado, fica delicioso com a gema ainda líquida. Servir com salada.

Poderá também gostar de

4 comentários

  1. É uma ideia fantástica e de certeza deliciosa!

    ResponderEliminar
  2. No outro dia fiz parecido mas com fiambre, ovo normal e molho bechamel. É muito bom, fica um mini queque salgado com o pão tostadinho. E também é bom para pequeno almoço :).

    ResponderEliminar

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram