Ideias para dias de Outono: Recantos de Leitura

20:26


Foto 1 retirada de Design Sponge
Foto 2 retirada de One Claire Day - Claire Connell

Com os dias de chuva, precisamos de ideias para fazer dentro de casa e nada como envolver os mais pequenos na criação de um recanto de leitura.
Desenvolver o gosto pelos livros na era dos gadgets não é tarefa fácil, mas com a atmosfera apropriada, é possível tornar a hora do conto muito mais apelativa do que quaisquer jogos electrónicos.

Foto 3 retirada de Pinja Colada
Foto 4 retirada de Interiors Originals

Entre os 2 e os 5 anos, os estímulos e benefícios que advêm do acto de “ler” são muitos [ainda é uma fase pré-escolar pelo que a leitura não é um acto autónomo, mas o simples gesto de pegar num livro e folheá-lo, distinguindo imagens de letras já vai familiarizando].
A menina da mamã adora andar de um lado para outro, o tempo todo [já não sabemos o que é sentarmo-nos no sofá há alguns meses], mas começa agora a ser capaz de se concentrar durante algum tempo numa determinada actividade. Temos vários livros muito simples e coloridos, onde é feita a associação entre a imagem e a palavra, que ela gosta de ver ao pé de nós ou sozinha. Estes momentos em que está bem perto, deixam-nos matar saudades daquela altura em que ainda era mesmo bebé e não fugia para lado nenhum. Por outro lado, são uma excelente forma de estimular a aprendizagem de palavras e o reconhecimento das coisas que a rodeiam. Para as crianças um pouco mais velhas e que já falam, são uma excelente alternativa para enriquecerem o vocabulário e desenvolverem o raciocínio lógico, acompanhando o fio condutor da história.


Foto 5 retirada de Thrifty  Decor Chick
Foto 6 de Rustaupp Blogg

Assim, aproveitando pequenos espaços nos quartos, junto a prateleiras, colocando almofadas ou pufes, utilizando tendas/teepee ou casinhas em tecido, papelão ou madeira, sem esquecer uma iluminação bem dirigida, é possível criar estes recantos onde a imaginação voa para além de todos os limites.

Ao longo do post podem encontrar ideias que nos inspiraram!

Foto 7 retirada de Hiya Papaya . Cristi Bee
Foto 8 retirada de Jen Loves Kev


Nota: Também fomos buscar inspiração à página Early Moments


Até já!

Poderá também gostar de

0 comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram