Crescer com Sabores - Bolinhas Energéticas de Frutos Secos e Cenoura / Raw Energetic Balls

20:27






(Scroll down for english)

As aulas estão a começar e esta fase por vezes custa a arrancar... Livros, material escolar, roupa, calçado, lanches... Pois é, conforme vos falamos aqui, a nossa preocupação em encontrar receitas saudáveis, com valor nutritivo, sem açúcares processados e feitas em casa tem sido crescente e foi a pensar nisso que a rubrica Crescer com Sabores regressa!
Vamos conhecer  mais mãos talentosas e mentes criativas que vão partilhar connosco os sabores por elas criados.
Começamos com a Filipa e com A (sua) Cozinha Verde: este projecto tem uma missão inspiradora para nos conduzir naturalmente a hábitos de vida e alimentares mais salutares e vegan. Aqui poderão encontrar muitas receitas, mas também workshops que nos ajudam a perceber melhor como os alimentos funcionam juntos, a afastar mitos e a tirar o máximo potencial do que natureza nos oferece através da suas frutas, vegetais, leguminosas, sementes... Mas este projecto não fica por aqui, pois é possível deliciarmos-nos com os fantásticos menus preparados para ocasiões especiais e para o dia-a-dia. 

Todos os créditos da receita, foto, indicações de preparação e apresentação pertencem à Filipa e à Cozinha Verde.



Bolinhas energéticas de frutos secos e cenoura

Cajus
De grande valor nutricional, os frutos oleaginosos, onde se incluem os cajus, são bastante conhecidos pelo seu elevado teor calórico. Contudo, são alimentos riquíssimos em nutrientes e com diversos benefícios para a saúde, pelo que podemos e devemos incluí-los diariamente na nossa alimentação (de forma moderada). Na sua generalidade, são ricos em minerais como o selénio, manganês, magnésio, zinco, potássio, fósforo e cálcio. O seu consumo frequente e moderado está associado à redução do mau colesterol (LDL) e triglicerídeos e ao aumento do bom colesterol (HDL), prevenindo assim o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por serem ricos em hidratos de carbono, constituem uma excelente fonte de energia. Por conterem vitamina E e selénio, que apresentam função antioxidante, são essenciais para a formação e recuperação muscular.



Tâmaras
Altamente nutritivas, contem proteínas, sais minerais e vitaminas (principalmente a vitamina C). É um alimento doce, funcionando por isso muito bem como substituto saudável e natural do açúcar. São ricas em fibras, potássio, ferro e cálcio.  


Porque demolhar os frutos secos?
Os frutos secos têm anti-nutrientes (como os fitatos), que inibem algumas enzimas e impedem a semente de crescer até que todo o ambiente em seu redor lhe propicie a água, luz e nutrientes necessários. Além disso, essas substâncias dificultam o processo digestivo e de absorção de minerais e proteínas. A água vai destruir essas substâncias e permitir que as enzimas da planta entrem em acção e que esta germine. Desta forma a semente encontra-se disponível para absorver uma série de nutrientes que de outra forma não absorveria. Ao demolhar, estamos também a tornar a digestão do fruto mais fácil e a possibilitar que haja uma libertação maior de nutrientes, como proteínas e vitaminas B e C (que é produzida somente quando a semente germina).


Como demolhar frutos secos?
É muito simples! Para demolhar, basta deixar os frutos secos num recipiente com água abundante, pelo menos durante 6 horas (eu costumo deixar durante a noite). Depois, basta escorrer bem e secar (pode levá-los ao forno para que absorvam toda a água).


Nota: A água usada para demolhar não deve ser aproveitada, visto que é nela que estão concentradas as substâncias que eliminámos durante o processo.

Receita
Bolinhas energéticas de Frutos Secos e Cenoura
Sem glúten, sem açúcar, raw
Tempo de preparação: 15 minutos

Rende aprox. 12 unidades 

Ingredientes
1 cup de cajus crus, sem sal, previamente demolhados e secos
1/2 cup de tâmaras medjool, descaroçadas
1 cenoura pequena, ralada
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de gengibre em pó (opcional)
2 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante vegetal da sua preferência)
Sementes (chia, papoila, sésamo) e/ou coco ralado, para polvilhar

Preparação
Num processador de alimentos/robot de cozinha, começar por picar os cajus.

Adicionar as tâmaras, descaroçadas e cortadas em pedaços pequenos, a cenoura ralada, a canela, o gengibre (se usar) e a geleia de arroz.

Triturar tudo novamente, até obter uma massa homogénea e moldável. 

Fazer pequenas bolinhas com as mãos, e polvilhar com sementes e/ou coco ralado, a gosto. 

Levar ao frigorífico até à hora de servir.

Notas: estas bolinhas podem ser conservadas no frigorífico, num recipiente de vidro, até 1 semana. Em alternativa, pode congelá-las.




School is about to begin and there's a lot to take in... School books, pencils, crayons, clothing, shoes, just to mention a few and snacks... As we have shared with you before, our purpose in finding healthy and nutritious recipes, without processed sugar and homemade is ever growing. 
So we are bringing to you Crescer com Sabores - Growing up with Flavours, where we will meet both creative and talented minds that will share their recipes.
We begin with Filipa and her Cozinha Verde (Green Kitchen): this project has an inspiring mission to lead us naturally into a healthier and plant based lifestyle. You will be able to discover lot's of recipes, workshops (mainly in Lisboa) and delicious menus.


All the credits of this recipe, its photos, presentation and prepping tips belong to Filipa and A Cozinha Verde.

Recipe

Carrot, Date and Cashew Energetic Balls

Gluten free, No sugar added, Raw

Prepping time: 15 minutes
Serves approximately 12 units

Ingredients
1 cup of no salted and raw cashews (previously soaked for about 6 hours and dried)
1/2 cup of medjool dates (pitted)
1 small carrot (grated)
1 teaspoon of grounded cinnamon
1/2 teaspoon of grounded ginger (optional)
2 tablespoons of rice gelly (or any vegetal 
alternative sweetner such as agave syrup or maple syrup with the proper adjustments)
Seeds (chia, poppy or sesame) and/or grated coconut to sprinkle

Preparation

In a food processor, blitz the cashews.

Add the dates, pitted and sliced in small pieces, the grated carrot, the cinnamon, the ginger (if you are using it) and the rice gelly.

Blitz everything again until it comes together evenly. You must be able to work the mix into small balls.

As the balls are ready, sprinkle them with the seeds and grated coconut as it pleases you

Preserve in the fridge until serving them

Note: These balls maybe preserved in a glass container for about 1 week in the fridge. You can also put them in the freezer to preserve for a longer period of time.






Poderá também gostar de

0 comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram